quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dia 30 de setembro, dia da secretária...


Obrigada pelo carinho, equipe do Cemeia...
Um pouquinho de contexto...
DIA DA SECRETÁRIA
Durante a segunda fase da Revolução Industrial (fase esta iniciada em 1860), Christopher Sholes inventou um tipo de máquina de escrever. Sua filha - Lilian Sholes - testou tal invento, tornando-se a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.Lilian Sholes nasceu em 30 de setembro de 1850. Por ocasião do centenário de seu nascimento, as empresas fabricantes de máquinas de escrever fizeram diversas comemorações. Entre elas, concursos para escolher a melhor datilógrafa.Tais concursos alcançaram sucesso, passando a repetir-se anualmente, a cada 30 de setembro. Como muitas secretárias participavam, o dia passou a ser conhecido como o "Dia das Secretárias".Em alguns Estados brasileiros o dia foi oficialmente reconhecido. Em São Paulo, por exemplo, a lei nº 1.421, de 26/10/1977, reconhece e oficializa 30 de setembro como o "Dia da Secretária".

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

FESTITA 2009


Equipe do Cemeia esteve presente na organização do FESTITA 2009 como responsável pela copa e cozinha. Foi um belo evento reunindo talentos itaipulandienses e movimentando a cultura local. Parabéns ao pessoal que se fez presente prestigiando ou trabalhando na organização.


quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Primavera, linda primavera...



A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la. A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega. (Cecília Meirelles)

Atividade desenvolvida com alunos do Berçário II com a supervisão da professora. Bem legal, pessoal...

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Semeando sempre...


Em parceria com a Itaipu Binacional, foram lançados ontem (dia 21 de setembro - dia da árvore) balões com sementes. Foi a maior festa e o Cemeia esteve presente. Parabéns pela comemoração pessoal. "Que estas sementes gerem bons frutos"!


segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Dia 21 de setembro: dia da árvore.


No hemisfério sul, o dia 22 de Setembro marca a chegada da primavera, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno.
Recomeça um novo ciclo para as plantas e a vida torna a aparecer na terra em forma de flores.
No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos.
Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, formalizou-se então o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore - o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente; e o tempo para reforçarmos nossos apelos para a conscientização de todos em favor do meio ambiente.
Pensando nisso, o Cemeia faz a sua parte trabalhando este tema com as crianças que fazem parte do presente e colaborará com o Futuro do nosso país.

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Aniversário: mais uma flor no Jardim da Vida...


Aniversário é quando se repete o dia e o mês em que a pessoa nasceu. Geralmente, as pessoas recebem somente os Parabéns mas, aqui no Cemeia, vemos que a cada ano a pessoa colhe mais uma flor no jardim da vida. Pensando nisso, preparamos esta lembrança muito linda. Parabéns equipe do Cemeia...

Dia das Crianças...


Para o dia das crianças, o Cemeia confeccionou este saquinho de palhacinho em Eva e Tnt com doces...Escolhemos o palhaço porque a sua função é divertir o público através de comportamento e maneirismos ridículos e sabemos que um palhaço jamais esconde o que sente, pois como uma criança não sabe como o mundo deveria ser, e por isso faz as coisas com inocência e sente tudo a flor da pele, seja o sentimento bom ou ruim. Por representar a essência do ser humano, que nos toca ver um palhaço bem feito...Que todos nós sejamos crianças e palhaços...


terça-feira, 15 de setembro de 2009

A minha letra...





A primeira letra do próprio nome é a mais reconhecida antes das demais pelas crianças. Algumas a chamam até de "Minha Letra" e é sempre a letra que reconhecem primeiro nos diferentes veículos de comunicação. Sendo assim, a visualização é um importante mecanismo na construção da escrita e é necessário fixar os nomes para que as crianças memorizem e identifiquem nos diferentes locais e materiais. A criança identifica e o memoriza como um marco identificatório, próprio do início de alfabetização. O papel da Educação Infantil é fazer com que a criança se reconheça como um sujeito importante que possui um nome que é só seu, além de propiciar a aprendizagem da escrita. Pode-se trabalhar com bolinhas de crepon, sempre tendo em vista o papel da Letra tão importante para a criança. Assim como foi feito no Pré I no nosso Centro.

Cavalinho de madeira




















Um brinquedo clássico entre as crianças, principalmente na primeira infância. Mais uma confecção do Centro Municipal de Educação Infantil Arco-Íris em parceria com os educadores. Isso mesmo, pessoal!

Animais incorporados na Educação...

Dias atrás, aqui no Centro, houve uma aula em que era trabalhado o conteudo de linguagens, as famosas onomatopéias, e os cuidados com os animais. Surgiu a ideia de uma professora trazer o seu animal de extimação. Foi o maior sucesso pra garotada. Parabéns pela iniciativa de aulas diferenciadas pessoal!