sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Projeto: Releitura de Obras de Artes

PLANO DE AULA
TURMA: Pré I
CENTRO: CEMEIA – Centro Municipal de Educação Infantil Arco-Íris
EIXO: Intercomunicação e Linguagens – produção plástica

CONTEÚDO
- Apreciação de Obras de Arte
- Releitura da Obra “Girassóis”

OBJETIVO GERAL
- Desenvolver o interesse pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas (regionais, nacionais ou internacionais) com as quais entrem em contato, ampliando seu conhecimento do mundo e da cultura;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do recorte, da colagem, da construção, desenvolvendo a sensibilidade estética, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação;
- Organizar-se em grupos para a construção do trabalho, a fim de que a criança compreenda que a ajuda mutua é benéfica para o desenvolvimento de grandes projetos.
- Apreciar as diversas plantações de flores para que a criança entenda que um local florido contribui para nosso bem-estar.

PRÁTICA SOCIAL INICIAL DO CONTEÚDO (Momento para perceber o que os alunos já sabem sobre o conteúdo a ser estudado)
Vivência do conteúdo
O que o aluno já sabe?
- Sabe que as flores são coloridas;
- Que as flores servem para enfeites;
- Que nos jardins há muitos tipos de flores;
- Que tem pessoas que pintam quadros;
- Identifica e nomeia algumas cores de flores.
PROBLEMATIZAÇÃO (Através de questionamentos explicitar os principais problemas da Prática Social Inicial levando em consideração o conteúdo a ser trabalhado e as exigências sociais de aplicação desse conhecimento).
Discussão sobre o conteúdo (Neste momento, verificar o que as crianças sabem do conteúdo e o que elas apresentam dúvidas)
- Fazer um passeio para observar os locais floridos de nossa cidade;
- Durante o passeio, questionar as crianças sobre as diferentes flores encontradas, perguntar o nome e as cores das mesmas.
- Questionar também sobre alguns autores de algumas obras de artes, se já ouviram falar de Tarsila do Amaral, Claude Monet, Vicente Van Gogh.
- Perguntar aos educandos se conhecem alguém da nossa cidade que faz pinturas, se gostariam de conhecer alguém, alguma obra de arte.
- Para que servem as obras de arte?
- Você gostaria de ser um artista?
- Você acha bonito ter as ruas enfeitadas com plantações de flores?
- Por que muitos artistas pintam flores?
- Em sua casa tem flores?

LEITURA PARA O PROFESSOR
Van Gogh é considerado um dos principais representantes da
pintura mundial. Nasceu na Holanda, no dia 30 de março de 1853. Teve uma irmã e um irmão chamado Theo. Com este irmão, estabeleceu uma forte relação de amizade. Através das cartas que trocou com o irmão, os pesquisadores conseguiram resgatar muitos aspectos da vida e do trabalho do pintor.

BIOGRAFIA
Começou a atuar profissionalmente ainda jovem, por volta dos 15 anos de idade. Trabalhou para um comerciante de arte da cidade de Haia. Com quase vinte anos, foi morar em Londres e depois em Paris, graças ao reconhecimento que teve. Porém, o interesse pelos assuntos religiosos acabou desviando sua atenção e resolveu estudar Teologia, na cidade de
Amsterdã. Mesmo sem terminar o curso, passou a atuar como pastor na Bélgica, por apenas seis meses. Impressionado com a vida e o trabalho dos pobres mineiros da cidade, elaborou vários desenhos à lápis.
Resolveu retornar para a cidade de Haia, em 1880, e passou a dedicar um tempo maior à pintura. Após receber uma significativa influência da Escola de Haia, começou a elaborar uma série de trabalhos, utilizando técnicas de jogos de luzes. Neste período, suas telas retratavam a vida cotidiana dos camponeses e os trabalhadores na zona rural. da Holanda.
O ano de 1886, foi de extrema importância em sua carreira. Foi morar em Paris, com seu irmão. Conheceu, na nova cidade, importantes pintores da época como, por exemplo, Emile Bernard, Toulouse-Lautrec, Paul Gauguin e Edgar Degas, representantes do impressionismo. Recebeu uma grande influência destes mestres do impressionismo, como podemos perceber em várias de suas telas
Dois anos após ter chegado à
França, parte para a cidade de Arles, ao sul do país. Uma região rica em paisagens rurais, com um cenário bucólico. Foi neste contexto que pintou várias obras com girassóis. Em Arles, fez único quadro que conseguiu vender durante toda sua vida : A Vinha Encarnada.
Convidou Gauguin para morar com ele no sul da França. Este foi o único que aceitou sua idéia de fundar um centro artístico naquela região. No início, a relação entre os dois era tranqüila, porém com o tempo, os desentendimentos foram aumentando e, quando Gauguin retornou para Paris, Vincent entrou em depressão. Em várias ocasiões teve ataques de violência e seu comportamento ficou muito agressivo. Foi neste período que chegou a cortar sua orelha.
Seu estado psicológico chegou a refletir em suas obras. Deixou a técnica do pontilhado e passou a pintar com rápidas e pequenas pinceladas. No ano de 1889, sua doença ficou mais grave e teve que ser internado numa clínica psiquiátrica. Nesta clínica, dentro de um mosteiro, havia um belo jardim que passou a ser sua fonte de inspiração. As pinceladas foram deixadas de lado e as curvas em espiral começaram a aparecer em suas telas
No mês de maio, deixou a clínica e voltou a morar em Paris, próximo de seu irmão e do doutor Paul Gachet, que iria lhe tratar. Este doutor foi retratado num de seus trabalhos: Retrato do Doutor Gachet. Porém a situação depressiva não regrediu. No dia 27 de julho de 1890, atirou em seu próprio peito. Foi levado para um hospital, mas não resistiu, morrendo três dias depois.

PRINCIPAIS OBRAS DE VAN GOGH :
- Os comedores de batatas (1885)- A italiana- A vinha encarnada- A casa amarela (1888)- Auto-retratos - Retrato do Dr. Gachet- Girassóis- Vista de Arles com Lírios- Noite Estrelada- O velho moinho (1888)- Oliveiras (1889)

INSTRUMENTALIZAÇÃO (Ações didático-pedagógicas para a aprendizagem e apropriação do conhecimento historicamente sistematizado).
Ações docentes e discentes
- Conversação sobre os diferentes artistas do mundo da arte plástica;
- Salientar o artista afim “Vicente Van Gogh”, onde nasceu, quantos anos viveu...;
- Mostrar a foto da obra “Girassóis”;
- Pedir para as crianças com o que se parece um Girassol;
- Falar sobre a época em que o girassol é plantado e florido (setembro a dezembro);
- Explicar para as crianças o porquê Van Gogh pintou a tela “Girassóis”. Ele gostava muito do sol;
- Visualizar uma outra figura de girassol para melhor observar as pétalas do mesmo;
- Conversação sobre os comerciantes das floriculturas, sobrevivem, dependem das flores; a utilidade das flores (aniversários, velórios, casamentos, batizados...)
- Combinar, com as crianças, para fazerem a releitura da obra “Girassóis”;
- Explicar que não será pintura, que será com recorte e colagem de EVA;
- Pedir para as crianças recortarem EVA nas cores, verdes, azuis, amarelo, vermelho e marrom (vários tons);
- A professora desenha as flores e as folhas em papel cartão e pede para as crianças colarem EVA. picadinho (nas flores amarelo e marrom , nas folhas verde, no céu azul e na grama verde);
- Cola EVA
- Após as crianças colarem, a professora recorta os excessos e monta a tela em papel Paraná.

RECURSOS
- Figura da obra “Girassóis”, EVA, tesoura, cola, papel cartão, papel Paraná.














- Obra (releitura) pronta e Obra original;

CATARSE (Oportunizar aos alunos manifestar uma expressão mais elaborada da nova forma de entender a prática social inicial)
Síntese mental do aluno
Com este plano de aula, espera-se que o aluno consiga conhecer um pouco sobre o autor, apreciar as obras de artes, conservar e preservar as plantas (flores).

AVALIAÇÃO
A avaliação dar-se-á por meio de observações no decorrer das atividades, no interesse pela obra, na cooperação do trabalho em grupo e seu desenvolvimento motor (recorte e colagem).
PRÁTICA SOCIAL FINAL DO CONTEÚDO (Nova proposta de ação a partir do conteúdo aprendido)
Ações do aluno
- O educando deverá demonstrar interesse em preservar as flores, para então termos um local embelezado;
- Trabalhar junto com os demais colegas percebendo que o trabalho em grupo é de grande valia;
- Apreciar as plantações (flores e outras) de nossa cidade.

Nilce Parizzoto, Cristiane Blasi, Lurdes Ullmann Prof. Regente e Professoras Auxiliares, respectivamente

Ivete Tonkiel - Coordenadora Pedagógica

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postar um comentário